Vermiculita

VERMICULITA e um mineral da família das argilas micáceas. É um silicato hidratado de magnésio/alumínio/cálcio e ferro. Apresenta uma estrutura cristalina, lamelar, que comporta moléculas de água.

O aquecimento brusco do minério até 1000 ºC provoca a evaporação rápida da água, esfoliando as laminas e expandindo o grão da Vermiculita em media de 8 a 12 vezes.

Os espaços vazios originados desta expansão volumétrica são preenchidos pôr ar, que conferem á Vermiculita Expandida grande capacidade de isolação térmica e absorção acústica.

vermi2-140x140  vermi1-140x140  Vermiculita-Fina-1--300x200

Vantagens

Vermiculita Expandida é classificada granulometricamente de acordo com a norma NBR 11.355 (MB 3.112) como Fino e Super Fino. Outras granulométricas sob consulta.

Aplicação

Matéria-prima para tijolos, placas e concretos refratários isolantes; isolante térmico de abóbodas e paredes duplas de fornos, de vagonetas, de banhos metálicos de aço, zinco, chumbo, bronze e cobre, de lingotes quentes durante o transporte, de tubulação de água quente, fria e de vapor, de peças forjadas e fundidas; aditivo para pastilhas e lonas de freio; aditivo ligantes de borracha ou asfalto na industria automobilística; lubrificante; absorvente de líquidos tóxicos; proteção contra-fogo; absorvedor de ondas sonoras; dentre outras aplicações.

Propiedades

Propiedades

É incombustível, não abrasiva, não se decompõe ou deteriora, é inerte, não libera gases tóxicos e é totalmente isenta de amianto.
Sua cor é uma variação entre o bege e o dourado em virtude do baixo teor de ferro.